Sucesso marca Seminário Nacional de Agrimensura

Especialistas, técnicos industriais, dirigentes e convidados debatem as atualizações sobre governança de terras, gestão territorial, legislação, registro eletrônico de imóveis e normas técnicas

Atualizações sobre governança de terras, gestão territorial, legislação, registro eletrônico de imóveis e normas técnicas marcaram o primeiro dia do Seminário Nacional de Agrimensura. O evento, promovido pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), com apoio do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01) e Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de Goiás (Sintec-GO), reúne especialistas, técnicos industriais, dirigentes e conselheiros federais e regionais do Sistema CFT/CRTs.

A programação iniciou nesta quinta-feira (4), em Goiânia (GO), e se estende até sábado (6). Durante os três dias de programação são ministradas palestras e realizados debates que evidenciam o protagonismo dos técnicos industriais na governança fundiária.

Governança de terras

Os trabalhos iniciaram com palestra do professor Richard Martins Torsiano. O especialista internacional em governança e administração de terras subiu ao palco ao lado do conselheiro federal Giuliano Ferreira Coelho (MT), e elogiou a iniciativa do CFT em promover o evento

Torsiano ressaltou que a expertise técnica é indispensável para produtores rurais, agricultores familiares e empresas que buscam regularidade fundiária, registral e ambiental de imóveis rurais, além da segurança jurídica nas transações de terras.

Desafios e possibilidades

Evandro Zanini, mestre e doutorando em desenvolvimento regional e conselheiro regional suplente do Conselheiro Regional dos Técnicos Industriais da 4ª Região (CRT-04), falou sobre os desafios e possibilidades da gestão territorial.

Segundo o especialista, “temos um grande desafio de compreender a importância das políticas públicas de gestão do território que é instrumentalizada por técnicos industriais e resulta em direitos civis. Além disto, as grandes dificuldades produzidas ao longo do tempo necessitam de solução por meio a interlocução entre das instituições com papel fundamental dos conselhos dos técnicos industriais”.

Painel e palestras

Na parte da tarde o Seminário Nacional de Agrimensura tratou sobre cadastro geral e registro de imóveis por meio do novo sistema de gestão fundiária. Os painelistas convidados foram o engenheiro Kilder José Barbosa e o geógrafo Thiago Marra. Os trabalhos foram mediados pelo presidente do CRT-01, Marcelo Martins Guimarães e Silva.

O encerramento dos trabalhos contou com palestra do oficial registrador e vice-presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil, José de Almatéia Barbosa. O último palestrante do dia foi o professor Lino de Araújo, que falou sobre as atualizações normativas aplicadas à atuação do técnico em agrimensura. A palestra foi mediada pelo conselheiro federal, Luiz Antônio Tomaz de Lima (PR)

Serviço

O Seminário Nacional de Agrimensura prossegue nesta sexta-feira (5), a partir das 9h da manhã. No final do dia será lida a “Carta de Goiânia”.










Texto e fotos: Antonio Grzybowski. Revisão Rafael Elias Passos

O post Sucesso marca Seminário Nacional de Agrimensura apareceu primeiro em CFT :: Conselho Federal dos Técnicos Industriais.