“O ensino técnico é um alavancador social”, afirma presidente do CFT

Comunidade acadêmica demonstrou interesse em conhecer as modalidades técnicas

Em palestra proferida para a comunidade acadêmica do Instituto Federal de Brasília (IFB) os presidentes do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01), reiteraram o compromisso da gestão 2022/2026 com defesa do ensino técnico, da valorização profissional e da proteção da sociedade. Solomar Rockembach e Marcelo Martins Guimarães e Silva, respectivamente, participaram como palestrantes convidados da Feira das Profissões, evento que integra o I Simpósio de Integração, Inovação e Tecnologia.

A programação que encerra nesta quinta-feira (15/08) tem como tema “Conectando o presente e o futuro: Inovação Tecnológica para um mundo integrado”.

Palavra do Presidente

Ao falar para professores, alunos e público visitante na tarde desta quarta-feira (14/08) o presidente do CFT afirmou que os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) “são centros de excelência que oferecem educação profissional, estimulam o conhecimento técnico, a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o cooperativismo”. Técnico em Eletrônica formado pela então Escola Técnica Federal de Pelotas (RS), atual Instituto Federal Sul-rio-grandense, Solomar Rockembach lembrou sua trajetória profissional e afirmou que “o Ensino Técnico é um alavancador social”.

Presidente Solomar Rockembach ministrou palestra no Instituto Federal de Brasília

O dirigente da autarquia federal também explanou sobre as resoluções do CFT que definem as atribuições, campos de atuação e prerrogativas profissionais. “Em apenas seis anos de existência o CFT já emitiu dezenas de resoluções que normatizam o exercício legal e colocam os técnicos industriais no protagonismo do desenvolvimento social e econômico da Nação. Após formados, registrem-se no Sistema CFT/CRTs com 90% de desconto na primeira anuidade e aproveitem as oportunidades do mercado”, estimulou o presidente Solomar Rockembach.

Conselho regional presente

 

Presidente Marcelo Martins Guimarães e Silva falou as ações do CRT-01

O presidente Marcelo Martins Guimarães e Silva, disse em sua manifestação que o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01), está presente no Distrito Federal e nos estados do Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia e Tocantins.

“Sempre ao lado dos técnicos industriais e da sociedade nesta extensa área territorial. Hoje estamos aqui no Instituto Federal de Brasília para dizer a vocês que somos um conselho de classe que promove a fiscalização educativa, orientativa e que estimula o ingresso de jovens e adultos nesta profissão que faz a diferença na economia nacional e na vida das pessoas”.

Presenças

Dirigentes do CFT e do CRT-01 participaram da Feira das Profissões do IFB

A palestra foi prestigiada pelos diretores do CFT, Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo), José Carlos Coutinho (Financeiro) e pela professora Luciana Reis, coordenadora do programa de estágios do IFB. Shayra Zagre (procuradora jurídica) e Telga Stephany da Silva (gerente técnica), ambas do CFT, e o assessor de relações institucionais do CRT-01, Luís Roberto Dias, também estavam presentes.

Durante a programação todos atenderam o público que visitou o estande compartilhado na área de eventos do IFB. Enquanto estudantes buscam informações sobre o mundo do trabalho, professores e representantes do IFB dialogaram com os representantes do Sistema CFT/CRTs sobre a importância do relacionamento entre as instituições.

Entre as visitas de destaque estão a diretoria do IFB, professora Christine Lourenço, o professor Wilson Conciani, ex-reitor do IFB, e a professora Patrícia Lima, coordenadora de relações institucionais do IFB.

Fotos e diagramação: Antonio Grzybowski
























 

 

O post “O ensino técnico é um alavancador social”, afirma presidente do CFT apareceu primeiro em CFT :: Conselho Federal dos Técnicos Industriais.