Prêmio CFT estimula a pesquisa e o conhecimento técnico

O segundo projeto mais importante Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) foi premiado pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT). O estudo elaborado por estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMS) de Mato Grosso do Sul (MS), esteve em exposição e foi avaliado pelo júri técnico do evento promovido pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, entre os dias 21 e 25 de outubro de 2024, em Novo Hamburgo (RS).

No total foram apresentados 795 projetos de estudantes do ensino médio, técnico, fundamental e da educação infantil. Além do Brasil, também foram apresentados estudos da Argentina, Colômbia, Dinamarca, México,Paraguai, Peru, Portugal, Suíça, Taiwan, Tunísia e Ucrânia.

Prêmio CFT

O diretor José Carlos Coutinho (Financeiro) representou a diretoria do CFT na cerimônia de premiação realizada na sexta-feira (25/10). Ao falar em nome do presidente interino Ricardo Nerbas e dos diretores Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo) e Bernardino José Gomes (Fiscalização e Normas), o dirigente da autarquia federal reiterou o compromisso do CFT com o ensino técnico:

“O Prêmio CFT reforça o compromisso da nossa gestão com o ensino técnico de qualidade, incentivando a pesquisa, a inovação e o conhecimento. Quem ganha com isso é a sociedade, que sempre poderá contar com os profissionais registrados no Sistema CFT/CRTs ”, ressaltou José Carlos Coutinho (D).

O projeto está classificado para a Feira Internacional de Ciências e Engenharia. A ISEF 2025 (Regeneron International Science and Engineering Fair), está marcada para o período de 10 a 16 de maio de 2025, em Columbus, capital do estado norte-americano de Ohio. A expectativa é que o evento reúna mais de dois mil finalistas de mais de 60 países.

Fundada em 1950, a Regeneron ISEF oferece aos melhores e mais brilhantes jovens cientistas do mundo um palco global para compartilhar suas excelentes pesquisas em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, além de competir por mais de US$ 8 milhões em prêmios e bolsas de estudo.

Prêmio CRT-RS

O Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Rio Grande do Sul (CRT-RS), também premiou um dos projetos vencedores. O conselheiro Rogério Nunes Lopes subiu ao palco para entregar o incentivo ao estudante Vítor Ivan Wagner, da Fundação Escola Técnica Liberato, autor do projeto “Inteligência Artificial Aplicada em Quantificação de Tumores em Imagens de Tecidos“, que também irá participar da ISEF 2025.

Foto: Camila Granetto

Sobre o projeto premiado pelo CFT

Espectroscopia infravermelha por transformada de Fourier como ferramenta para identificação de fungos em pastagens no cerrado sul-mato-grossense. Este é o nome do projeto premiado pelo CFT.

O estudo elaborado pelos estudantes Tailaine Gomes Felix de Lima e Jose Vitor Ferreira Balasso, foi utilizado como trabalho para a conclusão de curso oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul – Câmpus Nova Andradina. A orientação foi da professora Grazieli Suszek de Lima.

Diretor José Carlos Coutinho (D) representou a diretoria do CFT na cerimônia de premiação> Thiago Correa-@correath

Resumo do projeto

O estudo revela que o Cerrado – segundo maior bioma do Brasil – abrange 23% do território nacional sendo crucial para a economia agrícola, especialmente em Mato Grosso do Sul, onde as pastagens sustentam a pecuária.

Os autores do projeto premiado explica que “fungos entomopatogênicos, como Metarhizium, oferecem soluções sustentáveis para o controle de pragas, reduzindo o uso de agroquímicos e contribuindo para práticas agrícolas mais ecológicas”. Tailaine Gomes Felix de Lima e Jose Vitor Ferreira Balasso acrescentam que “a espectroscopia infravermelha por transformada de Fourier, combinada com a reflectância total atenuada (FTIR-ATR), tem sido aplicada na análise de solos, permitindo a identificação de sua composição química e a avaliação de sua qualidade em diferentes manejos”.

Em tese o trabalho dos estudantes buscou avaliar o uso da Espectroscopia FTIR-ATR como uma ferramenta para a identificação de fungos presentes em pastagens no cerrado sul-mato-grossense, oferecendo subsídios para o manejo sustentável das pastagens na região.

Experiências foram realizadas em uma área de 15,8 hectares, localizada no município de Nova Andradina, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Leia a narrativa completa sobre o experimento

Para o isolamento dos fungos entomopatogênicos do solo foi utilizada a técnica “Insect bait” com larvas de Tenebrio molitor. Os espectros infravermelhos das amostras de solo foram coletados na região de infravermelho médio (400 – 4000 cm-1) em um espectrômetro de operando no modo transmitância, equipado com acessório de reflectância total atenuada (ATR) e cristal de germânio.

Após a obtenção dos espectros, as bandas de transmitância em cada espectro médio foram identificadas e atribuídas aos compostos presentes nas amostras analisadas. Como resultado, bandas relacionadas à quitina foram identificadas e atribuídas aos fungos filamentosos (colocar o nome do fungo) presentes no solo, além das bandas relacionadas aos minerais na matriz do solo analisado, que também foram identificados. Portanto, através desse trabalho foi possível avaliar o potencial da espectroscopia por FTIR-ATR na identificação de materiais biológicos presentes no solo.

Além de identificar a composição da matriz do solo, foram encontradas bandas que podem estar relacionadas à presença de fungos nas amostras de solo sem a necessidade de preparo extensivo das amostras.





O post Prêmio CFT estimula a pesquisa e o conhecimento técnico apareceu primeiro em CFT :: Conselho Federal dos Técnicos Industriais.