O diretor Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo) representou o Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) na sessão especial que celebrou os 84 anos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A homenagem proposta pelo senador Weverton (PDT-MA), destacou o histórico de craiação e a importância das atividades da ABNT para o desenvolvimento tecnológico do País. Entre os destaques está a elaboração de normas e na avaliação de conformidades.
Ao longo da história a ABNT já editou mais de nove mil normas técnicas e desenvolveu inúmeros programas de capacitação e processos de certificação em diversos setores.
Desde 2020 o CFT mantém convênio com a entidade criada em 28 de setembro de 1940 e que se consolidou como Foro Nacional de Normalização.
A parceria permite acesso restrito e gratuito aos profissionais registrados no Sistema CFT/CRTs e que podem utilizar os referenciais normativos na elaboração de estudos, execução de projetos e execução de serviços.
O diretor Valdivino Alves de Carvalho destaca que os técnicos industriais fazem parte da categoria que mais utiliza a diversidade de normas técnicas disponíveis no catálago da ABNT. “São mais de 810 mil técnicos registrados no Sistema CFT/CRTs e que podem usufruir da normatização da ABNT em 160 modalidades profissionais”, destaca o dirigente da autarquia federal.
Propulsor do crescimento econômico
Em seu discurso, o presidente Mario William Esper enalteceu a histórico de trabalho da ABNT:
“Temos promovido inúmeras iniciativas que atendam cada vez mais às necessidades dos brasileiros e, consequentemente, sejam o fator propulsor do crescimento econômico e social. Alcançamos maior reconhecimento internacional, ocupando espaços cada vez mais importantes em fóruns internacionais e participando como protagonistas da primeira norma no mundo sobre ESG que está servindo de base para 170 países”.
O post Sessão especial destaca histórico da Associação Brasileira de Normas Técnicas apareceu primeiro em CFT :: Conselho Federal dos Técnicos Industriais.