O Plenário do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) aprovou o desmembramento do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 3ª Região (CRT-03). A proposta de cria dois novos regionais no âmbito do Sistema CFT/CRTs foi submetida ao colegiado máximo da autarquia federal, após estudo técnico de viabilidade econômica e parecer favorável da Comissão de Tomada de Contas (CTC).
Os trabalhos da 40ª Sessão Plenária Ordinária estão sendo coordenados pelo presidente interino do CFT, Ricardo Nerbas e contam com a participação dos diretores Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo); José Carlos Coutinho (Financeiro) e Bernardino José Gomes (Fiscalização e Normas).
Sobre o desmembramento
A minuta de resolução aprovada na manhã desta quinta-feira (11/12) prevê a criação do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 8ª Região (CRT-08). A partir de 22 de junho de 2026, a nova autarquia será composta pelos estados de Sergipe (sede) e Alagoas.
A denominação do CRT-03 permanece a mesma e a região de abrangência fica restrita aos estados de Pernambuco e Paraíba, mantendo sua sede em Recife, capital pernambucana.
O processo de desmembramento iniciou com requerimento assinado pelos conselheiros federais Adeilson Barros Lemos dos Santos Júnior (AL); Jonildo de Oliveira Casado (PB) e Marcelo Barbosa de Carvalho (PE). O conselheiro José Raimundo Dias da Silva (SE), por integrar a Comissão de Tomada de Contas, absteve-se, mas assinou relato favorável ao lado dos conselheiros Giuliano Ferreira Coelho (MT) e Fábio Vieira da Silva (RR).
Economicidade e eficiência
O presidente do CRT-03 acompanhou a votação e agradeceu o Plenário do CFT. Luís Paulo de Sousa, destacou que o desmembramento do regional onde estão registrados mais de 44 mil profissionais, deverá resultar em economicidade e melhoria do serviço público prestado aos técnicos industriais e a sociedade.
Foto: Antonio Grzybowski
Acompanhe ao vivo
O post Plenário aprova desmembramento do CRT-03 apareceu primeiro em CFT :: Conselho Federal dos Técnicos Industriais.