Técnicos industriais ampliam registros no Sistema CFT/CRTs

Em 2024, o número de profissionais registrados nos Conselhos dos Técnicos Industriais (CRTs) cresceu 6,79%. O índice de crescimento é inferior a 2023, mas o total de registros é o maior da série histórica acompanhada desde a criação do conselho de classe, em 2018.

No total o Sistema CFT/CRTs dispõe do registro de 814.697 técnicos industriais, sendo apenas 464.371 ativos. Destes, 49,18% estão adimplentes.

Os dados estão publicados no Painel da Fiscalização. A ferramenta pública e online, disponível nos portais do conselhos dos técnicos industriais – apresenta o perfil dos profissionais e empresas registrados em todo o Brasil, além dos indicadores da Fiscalização do Sistema CFT/CRTs.

Nos últimos 12 meses, mais de 55 mil profissionais procuraram o conselho de classe para efetuar o primeiro registro profissional e buscar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Entre os destaques estão as mulheres técnicas industriais com idades entre 25 e 44 anos, que, embora em menor número em comparação com os homens, mantiveram importante fatia nas métricas de novos registros. (Foto arquivo: Envato Elements))

Técnicos em Eletrotécnica continuam sendo a maioria entre os profissionais registrados no Sistema CFT/CRTs. Somente no ano passado foram 18.828 novos profissionais habilitados (34,19%), seguidos pelos técnicos em Mecânica (21,4%); Eletromecânica (10,48%); Edificações (8,39%) e Eletrônica (3,85%).

Técnicos registrados no Sistema CFT/CRTs atuam em diversos setores da indústria nacional. (Foto arquivo: Envato Elements)

Entre os estados, Rio de Janeiro somou o maior número de registros (11 mil), seguido por São Paulo (7,7 mil) e Minas Gerais (7,1 mil).

O Sistema CFT/CRTs abrange todas as regiões do Brasil por meio da autarquia federal e os seguintes conselhos regionais: CRT-01, CRT-02, CRT-03, CRT-04, CRT-BA, CRT-ES, CRT-MG, CRT-RJ, CRT-RN, CRT-RS e CRT-SP.

Avaliação

Ricardo Nerbas, presidente interino do CFT, avalia o crescimento como indicador que espelha o crescimento da atividade industrial e o trabalho de valorização profissional e proteção da sociedade.

Ao lado dos diretores Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo), José Carlos Coutinho (Financeiro) e Bernardino José Gomes (Fiscalização e Normas), o dirigente da gestão 2022/2026 destaca que “além da fiscalização sobre o exercício legal da profissão, oferecemos desconto de 90% na primeira anuidade, sendo este um benefício extensivo para mulheres e homens com 60 e 65 anos de idade, e 30 e 35 anos de profissão, além de convênios e parcerias que ampliam a responsabilidade social sobre esta categoria que a cada ano fortalece ainda mais o desenvolvimento social e econômico da Nação”.

O conhecimento da sociedade acerca da importância em contratar profissionais e registrados no conselho de classe, também é considerado como relevante para o reconhecimento e valorização da categoria técnica industrial. 

Mapa do Trabalho Industrial

Estudo elaborado pelo Observatório Social da Indústria revela que até o final de 2025 deverão ser criadas 497 mil novas vagas formais em ocupações industriais, saltando de 12,3 milhões para 12,8 milhões de empregos formais. Essas ocupações requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção industrial, mas estão presentes em outros setores da economia.

O post Técnicos industriais ampliam registros no Sistema CFT/CRTs apareceu primeiro em CFT :: Conselho Federal dos Técnicos Industriais.