CFT participa de grupo de trabalho sobre educação profissional e tecnológica

Presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) participou da primeira reunião do grupo de trabalho criado por meio de decreto da Presidência da República.

O presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Solomar Rockembach, participou da primeira reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) criado com a finalidade de produzir subsídios para a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica.

Os trabalhos, coordenados pelo secretário-executivo substituto do Ministério da Educação Gregório Durlo Grisa, contaram com a participação dos 33 representantes de órgãos governamentais, autarquias federais, entidades e associações ligadas ao ensino técnico profissionalizante.

A reunião híbrida foi realizada na tarde da última quinta-feira (5) na sede do Ministério da Educação (MEC) em Brasília. A participação virtual do presidente do CFT ocorreu diretamente do Campus V da Pontifícia Universidade Católica de Goiàs (PUC-Goiás), onde estava sendo realizado o Seminário Nacional de Agrimensura.

Sobre o GTI

O grupo de trabalho foi criado através de Decreto n.º 11.895/2024 da Presidência da República, com membros designados pela Portaria nº 554/2024 do MEC. A participação do CFT está prevista num dos artigos do decreto, que determina a participação de dois conselhos de classe indicados por critério de representatividade.

Avaliação positiva

A primeira reunião do GTI foi avaliada de forma positiva pelo presidente Solomar Rockembach. O dirigente da autarquia federal que representa mais de 775 mil técnicos industriais de todo o Brasil reafirmou o compromisso da gestão 2022/2026 com o ensino técnico e a valorização profissional.

“O CFT está contribuindo na elaboração das diretrizes da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica. Nesta primeira reunião qual foram apresentados a metodologia de trabalho e o regimento interno deste GTI que irá apresentar diagnóstico e propor metodologias para identificar e atualizar as demandas voltadas à qualificação do ensino técnico brasileiro”, destaca Rockembach.

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