Os custos causados pelas mudanças climáticas estiveram em pauta em recente audiência na sede do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), em Brasília (DF). Os dados foram apresentados por membros da Rede de Governança Climática de Sustentabilidade (RGCS) ao presidente interino do conselho de classe que representa mais de 822 mil profissionais registrados no Sistema CFT/CRTs.
Ricardo Nerbas, ao receber as informações apresentadas por Renata Andrade, presidente da RGCS, reiterou o compromisso da gestão 2022/2026 com a sustentabilidade e o desenvolvimento social e econômico do Brasil. O dirigente da autarquia federal também reforçou que “defender o interesse público e o meio ambiente estão entre os princípios éticos norteadores da profissão técnica industrial”.
José Reginaldo Inácio, presidente Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), também esteve presente no encontro de conexão entre pessoas, instituições e a sustentabilidade climática.
Governança climática
Renata Andrade, além de Presidente da RGCS, é a embaixadora oficial da Governança Climática no Brasil e no Mundo. A mesma criou uma metodologia inovadora em governança climática com dez projetos.
A dirigente ressalta que os efeitos climáticos no Planeta causaram impacto negativo de 40% sobre o Produto Interno Bruto (PIB) global. Os prejuízos econômicos, segundo Renata, ultrapassam US$ 6,4 bilhões, entre os meses janeiro e setembro de 2024. Desde 2020, mais de 600 mil pessoas perderam a vida.
“No Brasil, no ano passado, o aumento significativo nos desastres naturais resultou em 251 mortes devido a chuvas intensas, tornando-se o quarto ano mais letal desde 1991. Além disso, o País registrou um recorde de 1.690 eventos climáticos, sendo 53% relacionados a riscos geológicos, como deslizamentos de terra, e 47% a riscos hidrológicos, como enxurradas e transbordamentos de rios”, pontuou a presidente da Rede.
Encaminhamentos
Entre os encaminhamentos ficou acertado o incremento das relações entre as instituições. O objetivo é alinhar o Planejamento Estratégico da autarquia federal com as estratégias Rede de Governança Climática de Sustentabilidade.
Presenças
Ricardo Nerbas – Presidente Interino CFT
Renata Andrade – Presidente RGCS
Osório Carvalho Dias – Diretor Financeiro RGCS
José Reginaldo Inácio – Presidente CNTI
Zilmara Alencar e Mauricio Flores dos Santos – Assessores especiais da Diretoria Executiva CFT
O post CFT reforça compromisso com a sustentabilidade climática apareceu primeiro em CFT :: Conselho Federal dos Técnicos Industriais.