Consulta pública sobre Dados Abertos no Sistema CFT/CRTs está disponível

Todas as pessoas podem responder à pesquisa voltada a apurar as prioridades da sociedade e dos técnicos industriais no que diz respeito a disponibilização de informações públicas do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) e dos conselhos regionais que compõem o Sistema CFT/CRTs.

A Consulta Pública de Dados Abertos do Sistema CFT/CRTs está disponível a partir de hoje (17/3). A pesquisa, que pode ser respondida via formulário ou com auxílio de um chatbot, tem o objetivo de apurar as prioridades dos técnicos industriais e da sociedade a respeito das informações publicadas pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais e pelos conselhos regionais que compõem o Sistema CFT/CRTs, garantindo transparência, participação social e melhoria na disponibilização de informações públicas. O prazo para contribuições encerra no dia 31/3.

A iniciativa faz parte do processo de elaboração do Plano de Dados Abertos (PDA), documento que orienta práticas de divulgação digital de informações no âmbito do Sistema CFT/CRTs, em conformidade com a legislação vigente, o acórdão 1648/2024 do Tribunal de Contas da União (TCU) e orientações da Controladoria GEral da União (CGU).

Segundo o coordenador da equipe responsável por elaborar a consulta, Anderson Ribeiro, a pesquisa elaborada pelo grupo vai alinhar as práticas de publicação de dados abertos do Sistema CFT/CRTs com as necessidades da sociedade. “Cidadãos, entidades e profissionais podem opinar sobre quais bases de dados devem ser abertas, e ajudar a definir as prioridades da transparência“, resume Ribeiro, que é analista de TI do CFT.

Pesquisa

O questionário, que demora poucos minutos para preencher, pede a identificação do participante, e a qual perfil profissional pertence. Em seguida, o participantes deve classificar com notas de um a três – sendo um menos importante e três mais importante – quais categorias de informações disponibilizadas pelo CFT mais lhe interessam.

O participante pode optar por realizar a pesquisa por meio do formulário ou com auxílio de um chatbot que apresenta uma interface semelhante a aplicativos de mensagem, escolhida devido a sua intuitividade. 

Plano de Dados Abertos

O PDA, fundamentado pelo Decreto nº 8.777/2016 e pela Resolução nº 03/2017 do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), tem como propósito promover a transparência e a participação da sociedade na gestão pública. Ele orienta a abertura de dados pelos órgãos e entidades públicas, garantindo acesso à informação para o acompanhamento das ações de governança e gestão.

“Dados abertos podem ser livremente usados, compartilhados e reutilizados por qualquer pessoa, respeitadas as normas legais e de privacidade”, destaca Anderson Ribeiro. “Ao construirmos o PDA, reforçamos o compromisso do Sistema CFT/CRTs com políticas de governança aberta, gestão participativa e inovação”, conclui.

O post Consulta pública sobre Dados Abertos no Sistema CFT/CRTs está disponível apareceu primeiro em CFT :: Conselho Federal dos Técnicos Industriais.