Participações do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) na IV Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica e no aprimoramento das diretrizes do ensino técnico foram os principais tema da reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Bregagnoli.
O fortalecimento da educação profissional pautou audiência da diretoria executiva do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) no Ministério da Educação (MEC). A reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Bregagnoli, abordou a participação do CFT na IV Semana Nacional de Educação Profissional e da Setec na 5ª Semana Nacional do Técnico Industrial, o aprimoramento das diretrizes da certificação por competência e a participação do CFT no grupo de trabalho interinstitucional dedicado à política nacional de educação profissional.
O encontro, ocorrido nesta quinta-feira (6) na sede do MEC em Brasília contou com a participação do presidente do CFT, Solomar Rockembach, dos diretores Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo), José Carlos Coutinho (Financeiro) e Bernardino José Gomes (Fiscalização e Normas), e dos assessores institucionais Gilmar Pastorio e José Pedro Fernandes.
Representando a Setec participaram, além do secretário Bregagnoli, a diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica, Patrícia Barcelos, e o diretor de Articulação e Fortalecimento da Educação Profissional e Tecnológica, Claudio Alex.
O presidente do CFT iniciou a reunião parabenizando o secretário Marcelo Bregagnoli, Técnico em Agropecuária que foi reitor por dois mandatos no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), pela nomeação ocorrida no fim de abril deste ano. “A profissão técnica é um alavancador social”, lembrou o presidente, citando como exemplo a própria trajetória como técnico industrial em Eletrônica.
Semanas Nacionais
A diretoria executiva do CFT afirmou que o conselho está à disposição para participar da quarta edição da Semana Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que ano passado foi realizada em conjunto com a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Em resposta, Marcelo Bregagnoli afirmou que o objetivo é ampliar ainda mais a edição de 2024 do evento e incluir também os conselhos de classe. “Faremos movimentação para ter os conselhos [de classe] conosco ”, afirmou o secretário.
O presidente e os diretores do CFT também convidaram o secretário para participar da 5ª Semana Nacional do Técnico Industrial. A edição deste ano terá início em 23 de Setembro, o mesmo dia em que é comemorado o Dia Nacional do Técnico Industrial.
Bregagnoli agradeceu pelo convite e comprometeu-se a viabilizar a participação de um representante da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica no evento, que este ano terá o tema “Conquistas e Desafios”.
O diretor Financeiro do CFT lembrou que essas são oportunidades de valorizar a produção científica dos estudantes técnicos. “Duas estudantes técnicas que apresentaram na Semana do Técnico Industrial foram premiadas nos EUA”, lembrou Coutinho.
Certificação por competência
Também foi pauta da reunião o andamento da minuta de portaria do MEC que instituirá a Rede Nacional de Certificação Profissional. Para o diretor de Fiscalização e Normas do CFT, Bernardino José Gomes, é preciso aprimorar as diretrizes da certificação por competência, que é garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
“Não somos contrários à certificação por competência, mas ela deve ser feita com seriedade”, frisou Bernardino. O presidente do CFT, Solomar Rockembach, acrescentou que a preocupação principal é com a proteção da sociedade. “Quem ganha com o aprimoramento da certificação é a sociedade”, opinou. A equipe da Setec informou que o processo está em análise jurídica.
Política Educação Profissional
Na oportunidade, também foi mencionado o Grupo de Trabalho Interinstitucional da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica, que contará com a participação do CFT.
Instituído em abril por meio do Decreto n.º 11.985, o grupo conta com a participação de representantes do governo federal e da sociedade civil que vão oferecer subsídios para formulação e implementação da Política, em articulação com o Plano Nacional de Educação.
O post Educação profissional pauta audiência no MEC apareceu primeiro em CFT :: Conselho Federal dos Técnicos Industriais.