Guia do Técnico Industrial é publicado

Publicação conjunta dos conselhos dos técnicos industriais dos estados do Rio de Janeiro (CRT-RJ) e São Paulo (CRT-SP) reúne resoluções técnicas comentadas e normas para o exercício legal da profissão.

 

O presidente do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), Solomar Rockembach, prestigiou o lançamento do Guia do Técnico Industrial. A publicação conjunta elaborada pelos conselhos dos técnicos industriais dos estados do Rio de Janeiro (CRT-RJ) e São Paulo (CRT-SP), reúne normas e resoluções técnicas comentadas sobre o exercício legal da profissão em todas as regiões do Brasil. O documento foi apresentado na manhã desta sexta-feira (05/04), em cerimônia realizada na sede do CRT-RJ.

 

O Guia do Técnico Industrial atualiza a documentação inerente à profissão técnica industrial, inclusive com atualização sobre leis, decretos e normativos federais. Entre os objetivos está a proposta de apresentar aos profissionais registrados no Sistema CFT/CRTs, informações importantes relativas aos processos de normatização, fiscalização, atribuições, campos de atuação e prerrogativas profissionais. A obra também orienta estudantes do ensino técnico, e  oferece subsídios que podem ser aproveitados para empresas, instituições e órgãos públicos, inclusive sobre a obrigatoriedade da emissão e reconhecimento dos Termos de Responsabilidade Técnica (TRT).

 

Palavra do presidente

De acordo com o presidente do CFT “o Guia do Técnico Industrial é um poderoso instrumento de valorização profissional e proteção da sociedade”. Solomar Rockembach ressalta que o conteúdo do impresso – que também será disponibilizado na versão digital- é claro, prático e objetivo e fortalece o espírito de união e trabalho do dos conselhos que integram o Sistema CFT/CRTs e que buscam ser reconhecidos pela excelência dos serviços públicos prestados aos técnicos industriais e à sociedade”.

 

Gilberto Palmares, presidente do CRT-RJ, afirma que “conhecer as leis, as normas regulamentadoras e, especialmente, as resoluções sobre as prerrogativas e responsabilidades dos profissionais técnicos, torna-se imperativo”. O dirigente saliente que os comentários acerca das principais resoluções, agregam conhecimento e esclarecem normativos que devem ser respeitados pelos técnicos industriais e divulgados ao cidadão brasileiro”.

 

“Temos certeza de que essa iniciativa reverberará a todos os conselhos que formam o Sistema CFT/CRT, cooperando significativamente no dia a dia de centenas de milhares de técnicos do país, que necessita de profissionais devidamente formados em cursos regulares, capacitados e habilitados para o exercício da profissão, com a premissa de prover mais segurança à sociedade a partir de serviços realizados com ética e responsabilidade”, destaca o presidente do CRT-SP, Gilberto Takao Sakamoto.

 

Trabalho conjunto

O Guia do Técnico Industrial foi produzido, conjuntamente, pelas equipes de comunicação do CRT-RJ e CRT-SP, coordenado pelo gerente de comunicação e transparência, José Donizetti Morbidelli (CRT-SP); e por Rosa Maria de Paiva Leal e Rodrigo Chagas Machado, respectivamente assessora de comunicação e gerente técnico (CRT-RJ)

 

 





O post Guia do Técnico Industrial é publicado apareceu primeiro em CFT :: Conselho Federal dos Técnicos Industriais.