Profissionais registrados no Sistema CFT/CRTs participam do evento técnico promovido pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) com apoio do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01) e Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de Goiás (Sintec-GO).
Um dos eventos mais imporantes do Brasil. Assim pode ser considerado o Seminário Nacional de Agrimensura promovido pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), com apoio do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01) e Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado de Goiás (Sintec-GO). O evento técnico, que iniciou na manhã desta quinta-feira (4) e se estende até sábado (6), está sendo realizado no auditório central da Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Goiânia (GO).
Protagonismo dos técnicos industriais
A abertura da programação foi marcada por pronunciamentos que evidenciam o protagonismo dos técnicos industriais na governança fundiária. Durante os três dias de programação o público formado por dirigentes, conselheiros, imprensa e convidados especiais deverá contribuir com a elaboração de uma carta aberta à sociedade.
A “Carta de Goiânia” que será entregue à diretoria do CFT, autoridades governamentais, imprensa e segmentos da sociedade civil organizada, apresentará um resumo do evento e destacará as reivindicações e contribuições dos técnicos em Agrimensura, visando a promoção do desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Palavra do presidente
Em pronunciamento oficial, o presidente Solomar Rockembach destacou que o protagonismo dos profissionais registrados no Sistema CFT/CRTs está presente em todos os setores produtivos da sociedade brasileira.
O dirigente da autarquia federal ressaltou que o Seminário Nacional de Agrimensura é um evento que visa agregar conhecimento e uma grande oportunidade de networking para os técnicos em agrimensura que atuam em processos de gestão territorial rural e urbana.
“Nossa gestão tem compromisso com a valorização profissional e proteção da sociedade”, pontuou o presidente do CFT. Solomar Rockemback pontuou que a escolha por Goiânia para sediar o evento foi em virtude da região possuir o maior número de emissão de Termos de Responsabilidade Técnica (TRT).
Os diretores do CFT, Valdivino Alves de Carvalho (Administrativo); José Carlos Coutinho (Financeiro), o procurador-chefe, Antenor Júnior e o gerente geral, Luzimar Pereira, também prestigiaram a programação.
O presidente do CRT-01, autarquia que abrange Acre, Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia e Tocantins. Marcelo Martins Guimarães e Silva reforçou que o Seminário Nacional de Agrimensura atualiza conhecimentos ligados à legislação, governança de terras, tecnologias e práticas profissionais que respeitam os princípios de sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Demais pronunciamentos
Os demais integrantes da mesa de honra também se pronunciaram: Valdeon Moraes Bueno (conselheiro federal pelo estado de Goiás); Luís Roberto Dias (presidente do Sintec-GO), Aline Lopes (Vice-presidente da Associação dos Técnicos Industriais da Sanego (ATISA); e José de Armatéia Barbosa, vice-presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB).
Governança de terras
A primeira palestra foi com o professor Richard Martins Torsiano. O especialista internacional em governança e administração de terras subiu ao palco ao lado conselheiro federal Giuliano Ferreira Coelho (MT), que mediou os trabalhos.
O palestrante convidado afirmou que a complexa situação fundiária de algumas regiões do Brasil exige atenção de quem deseja comprar ou já adquiriu imóveis. “A existência de títulos precários, a complexidade que envolve os registros de imóveis, de áreas irregulares segundo a legislação agrária, registral e ambiental, a sobreposição de imóveis com áreas de interesse federal, ou com áreas de outros detentores privados, são alguns exemplos complexos que exigem grande cuidado nas transações imobiliárias e expertise técnica”, ressaltou Richard Martins Torsiano, diante da plateia formada por dirigentes, conselheiros e técnicos em Agrimensura registrados no Sistema CFT/CRTs, além de representantes da imprensa e convidados especiais.
Demais palestras
Veja as demais palestras do primeiro dia do Seminário Nacional de Agrimensura:
Gestão territorial – desafios e possibilidades
Palestrante: professor Evandro Zanini, mestre e doutorando em desenvolvimento regional pela universidade regional do noroeste do estado do Rio Grande do Sul.
Cadastro geral e registro de imóveis – Novo sistema de gestão fundiária
Os painelistas convidados são o engenheiro Kilder José Barbosa e o Geógrafo Thiago Marra.
Registro eletrônico
Palestrante: José de Almatéia Barbosa, oficial registrador e vice-presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil.
Atualizações normativas aplicadas à atuação do técnico em agrimensura
Palestrante: professor Lino de Araújo, técnico em Agrimensura.
O post Protagonismo dos técnicos industriais marca abertura do Seminário Nacional de Agrimensura apareceu primeiro em CFT :: Conselho Federal dos Técnicos Industriais.