Sistema CFT/CRTs registra crescimento na emissão de Termos de Responsabilidade Técnica

Em 2024 a emissão de Termos de Responsabilidade Técnica (TRTs) cresceu 33,52% em relação ao ano anterior. Os indicadores revelam assertividade nas metas do Plano Nacional de Fiscalização Integrada (PNFI) e nas ações fiscalizatórias educativas e orientativas desenvolvidas pelos conselhos dos técnicos industriais (CRTs) em todas as regiões do Brasil.

O aumento na emissão de TRTs, segundo o diretor de Fiscalização e Normas do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), não apenas reflete a demanda por profissionais técnicos, mas também o compromisso do Sistema CFT/CRTs em garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados.

Bernardino José Gomes reforça que “a fiscalização do exercício profissional protege a sociedade e promove a valorização dos profissionais que por meio do conhecimento e a experiência, contribuem com o desenvolvimento social e econômico da Nação”.

Sobre o TRT

O Termo de Responsabilidade Técnica (TRT) é documento obrigatório que deve ser emitido por técnicos industriais registrados no conselho de classe que abrange o Distrito Federal e os 26 estados brasileiros. O documento atesta a responsabilidade civil e criminal destes profissionais que elaboram estudos, executam e projetos e prestam serviços no setor público e na iniciativa privada.

Indicadores

O setor de serviços foi o maior responsável por 46% dos TRTs emitidos. As ações de fiscalização educativa e orientativa, desenvolvidas pelos conselhos regionais, identificou ainda que 32,8% dos TRTs são de responsabilidade técnica assumidas em funções ou cargos em empresas ou instituições.

Modalidades

Mais de 822 mil técnicos industriais estão registrados no Sistema CFT/CRTs.

Entre as modalidades técnicas que mais emitiram TRTs estão:

  • Eletrotécnica (30,34%)

  • Mecânica (19,19%)

  • Eletrônica (11,89%)

  • Edificações (10,75%)

Estados

O estado de São Paulo (CRT-SP) liderou o ranking com mais de 170 mil TRTs emitidos, seguido por Minas Gerais (CRT-MG), Bahia (CRT-BA) e Rio de Janeiro (CRT-RJ). O Conselho Regional da 1ª Região (CRT-01), que abrange o Distrito Federal e os estados do Acre, Amazonas, Goiás Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins, registrou mais de 171 mil TRTs, seguido pelo CRT-04 (Paraná e Santa Catarina) e CRT-02 (Amapá Ceará, Maranhão, Pará e Piauí).

Os estados DE Alagoas, Sergipe, Paraíba e Pernambuco (CRT-03); Espírito Santo (CRT-ES); Rio Grande do Norte (CRT-RN) e Rio Grande do Sul (CRT-RS), também registraram número expressivo de TRTs emitidos no último período.

Clique aqui e veja a tabela completa

 

 

 

O post Sistema CFT/CRTs registra crescimento na emissão de Termos de Responsabilidade Técnica apareceu primeiro em CFT :: Conselho Federal dos Técnicos Industriais.